Desde entender seu produto e sua persona, até conseguir converter clientes e fechar vendas. Pode haver algumas falhas ao longo do caminho, que chamamos de dor logística. Esses são erros comuns que muitas vezes são copiados por iniciantes no mercado que desconhecem os obstáculos que estão criando para seus negócios.

As dores logísticas que podem ocorrer com compras online

A logística tem suas peculiaridades, desde a necessidade de focar na estrutura e as diferenças em seus processos, até saber usar as ferramentas que contribuem com o crescimento. As pesquisas por compras online aumentaram entre 2020 e 2022 devido à pandemia e ao fechamento de negócios físicos.Mesmo quem não confia nos marketplaces está começando a buscar essa opção para comprar produtos e serviços. Com esse aumento, toda a cadeia de processos, desde a captação e atendimento ao cliente até a entrega e distribuição dos produtos, passou por ajustes e mostrou a necessidade de novos investimentos e mais foco.

Tudo isso levanta uma preocupação comum: como faço a logística do meu e-commerce? Por isso, hoje vamos mostrar um pouco da logística do e-commerce para que você, empreendedor, possa entender e melhorar suas operações, evitando erros no caminho. Entenda que aderir a procedimentos manuais e evitar investimentos em tecnologia podem criar problemas logísticos para o seu negócio.

Veja a seguir, as principais dores logísticas que são comuns ocorrer na operação de um e-commerce:

Separação manual de produtos

Por não haver um ponto fixo onde os clientes possam retirar os produtos, quem tem uma loja online precisa investir em meios de entrega. Dessa forma, acaba realizando a separação dos produtos de forma manual. E é aqui que os problemas começam a surgir. Realizar esse fluxo de forma manual, conta com uma possibilidade grande de erros, sem contar que o processo se torna exaustivo e repetitivo para uma pessoa em um dia inteiro de trabalho. Para evitar essa dor, é importante entender que a internet proporciona diversas ferramentas que promovem a automação de processos.

Furos de estoque

Um outro erro comum é a falha de comunicação das informações de estoque, não observar as falhas de estoque e não conseguir manter um controle. Dessa forma, acaba informando que existe estoque, mas na hora da separação, percebe que vendeu um produto que não possui mais. Para resolver essa dor, é preciso aderir às vantagens proporcionadas pela tecnologia, ou seja, investir em sistemas de gestão de controle de estoque. Estes sistemas fazem automaticamente a contagem dos produtos, sinalizam o momento para novas compras e mantém contato direto com os fornecedores.

Não investir em SLA

Do inglês Service Level Agreement, traduzindo, Acordo de Nível de Serviço, o SLA são normas debatidas para oferta, apresentação, suporte e tudo o que mais envolver a prestação de serviços. Quando se trata de fazer parcerias, a exemplo de empresas estarem ativas em marketplaces, regras devem ser acordadas e cumpridas para que haja vantagens e lucro para ambos os lados, evitando quebra contratual. Afinal, se não está tendo retorno e entrada de clientes, é melhor disponibilizar espaço para empresas que atinjam esse nível de conversão.

Perda de oportunidades

Por fim, as dificuldades logísticas surgem constantemente quando não há estratégia na aplicação de preços aos produtos. Em suma, à medida que um produto se torna mais escasso e difícil de encontrar, seu preço sobe para aproveitar os lucros ali produzidos. Entender que é muito mais fácil explorar oferta e demanda na internet, evita as frustrações logísticas de abusar do marketing e divulgação digital, investir em publicidade e até promoção, perdendo oportunidades de atrair clientes e aumentar os lucros.

Agora que você entende alguns dos problemas logísticos que podem existir no comércio eletrônico, é importante investir na eliminação de erros operacionais, acelerar a engenhosidade do comércio eletrônico e obter maior apelo ao cliente e gerenciamento interno.

Conheça nossos processos logísticos que podem resolver a maioria das suas dores!